Blog


A fibra óptica surgiu com a garantia de um nível elevado na transmissão de sinais e dados, voz e vídeo.

A expansão dos serviços de telecom e computação tem aumentado a necessidade de conexões rápidas, estáveis e confiáveis. Assim, a fibra óptica se destaca como a melhor opção de investimento disponível por possuir uma estrutura simples, barata e eficiente.

A fibra óptica apresenta vantagens em relação aos cabos de cobre, tornando-se assim uma tecnologia cada vez mais necessária e desejada por todos.

A velocidade de transmissão na fibra óptica é mais rápida do que nas conexões por fios de cobre, com velocidade que pode chegar até a Tb/s. A melhora na estabilidade e na velocidade de conexão, faz com que o usuário não precise aguardar ansiosamente o carregamento de páginas, os downloads lentos, ou efetuar videoconferências com baixa qualidade e ruídos.

Para aumentar a capacidade de transmissões dos cabos de cobre geralmente aumenta-se o diâmetro dos condutores o que os torna mais espessos, rígidos, que tornam a instalação mais difícil. Já os cabos de fibra óptica, são mais fáceis de instalar por possuírem diâmetros menores e serem mais flexíveis. Por isso, a implantação chega a ser 70% mais barata, enquanto os custos com manutenção, podem chegar a ser até 80% menores.

Cabos de cobre são sensíveis a interferências eletromagnéticas, que podem ser causadas por diversos fatores. O sinal da fibra óptica, por sua vez, não se degrada ou desaparece com essas interferências, por que seus dados são transmitidos através da luz em um meio dielétrico (vidro), e não de correntes elétricas em meios condutores (cobre).